Essas são as 5 memórias de infância que mais impactam os filhos, segundo a psicologia

Entenda o papel importante que as recordações exercem no desenvolvimento infantil, fase crucial para formar a personalidade e o comportamento

Publicado em 14/05/2025 às 15:39
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A infância é uma fase fundamental para a formação da personalidade e do comportamento. As memórias e recordações dessa época, mesmo que não sejam lembradas com tanta clareza no futuro, deixam marcas que permanecem até o fim da vida.

De acordo com a psicologia, há momentos-chave que influenciam de maneira muito significativa o desenvolvimento emocional e social infantil.

Momentos como o primeiro dia de aula na escola ou aniversários costumam ser lembrados por adultos. Esse tipo de memória começa a se formar por volta dos três anos, contudo, mesmo antes dessa idade, crianças podem reconhecer e recordar rostos, formando conexões emocionais.

Como as memórias se desenvolvem na infância?

Memórias de infância são divididas em duas categorias principais, chamadas de sensoriais e episódicas.

Memórias sensoriais estão relacionadas com os sentidos. As episódicas são mais complexas, tendo a ver com o desenvolvimento da linguagem. Ela permite que crianças sejam capazes de criar narrativas coerentes.

O desenvolvimento infantil por meio dessas memórias depende de questões individuais e do ambiente familiar. Relações com os pais e experiências cotidianas são importantes para as recordações.

Tradições familiares, por exemplo, são essenciais para que a criança tenha uma maior sensação de identidade e pertencimento nesse ambiente.

Tradições familiares

Tradições simples, como refeições em conjunto em um determinado dia ou horário e viagens em feriados, fortalecem os laços familiares e criam momentos felizes.

Esse tipo de tradição pode servir como um marco de referência para a criança que as ajuda a desenvolver um senso de continuidade e estabilidade.

Esse tipo de dinâmica também ajuda a criança a entender modelos de conduta e valores que elas podem levar para o resto da vida.

Descobertas pessoais

É muito importante permitir que os filhos também explorem o mundo e resolvam problemas por si mesmos. Isso estimula o pensamento crítico e proporciona uma sensação de realização e liberdade que pode ser memorável.

Descobertas pessoais ajudam as crianças a desenvolver autoconfiança e habilidades que serão úteis no futuro, como resiliência e determinação.

Amor e segurança

É muito importante que a criança se sinta sempre amada e protegida. Abraços, palavras de incentivo e outros gestos simples podem fortalecer laços entre pais e filhos e melhorar a segurança e a confiança das crianças em si mesmas.

Em um ambiente emocional seguro, as crianças crescem resilientes e confiantes, pois se sentem valorizadas por sua família.

Tags

Autor