Exercícios para definir o corpo depois dos 30 (sem sofrimento!)
Com esses exercícios, você pode definir o corpo de maneira gradual e sem grandes sacrifícios, respeitando seus limites e aproveitando os benefícios

Clique aqui e escute a matéria
Depois dos 30, o corpo começa a passar por mudanças naturais e, para algumas pessoas, o metabolismo fica mais lento.
No entanto, com os exercícios certos, você pode definir o corpo e manter a saúde em dia de forma leve e sem sofrimento.
Pensando nisso, o Social1 preparou uma lista com alguns exercícios incríveis para manter o corpo firme e definido, sem estresse:
VEJA TAMBÉM: Nutricionista dá dicas sobre frutas para ter uma vida mais saudável
1. Pilates:
O Pilates é perfeito para quem busca tonificar o corpo e melhorar a postura sem sobrecarregar as articulações.
Ele trabalha a musculatura profunda e é excelente para fortalecer o core (abdômen, costas e quadris). A prática aumenta a flexibilidade e trabalha a respiração, ajudando a reduzir o estresse.
2. Musculação com peso leve e repetições mais altas
Se você acha que a musculação é só para quem quer ganhar massa muscular, pense novamente! Ao invés de usar pesos pesados, invista em exercícios com cargas mais leves e um número maior de repetições.
Isso ajuda a definir o corpo sem a necessidade de muito esforço e com menor risco de lesões. Além disso, a musculação acelera o metabolismo e tonifica a musculatura.
3. Caminhada rápida ou corrida leve
A caminhada rápida é um exercício excelente para quem está começando a se exercitar ou para quem não quer um treino pesado.
Ela melhora a saúde cardiovascular, queima gordura e, quando realizada regularmente, ajuda a definir o corpo.
Se você já tem uma rotina de caminhada, que tal tentar alternar com corrida leve de 30 segundos a 1 minuto? Isso vai aumentar a queima calórica e ajudar a modelar as pernas e a cintura.
4. Yoga para tonificar e relaxar
O Yoga é uma excelente forma de fortalecer e tonificar o corpo, além de melhorar a flexibilidade e reduzir o estresse.
Práticas como o Vinyasa e o Hatha Yoga, que combinam posturas e movimento com a respiração, são ótimas para definir a musculatura e aumentar a resistência física sem forçar o corpo.
5. Circuito de treino funcional
Se você quer variar e experimentar algo dinâmico, o treino funcional é ideal. Ele envolve uma série de exercícios que imitam movimentos naturais do corpo e pode ser adaptado para qualquer nível de condicionamento físico.
Movimentos como agachamentos, flexões, saltos e abdominais ajudam a queimar gordura, fortalecer e definir a musculatura de forma eficiente.
6. Exercícios de resistência com o peso do próprio corpo
Exercícios como agachamento, pranchas e flexões são eficazes para tonificar o corpo sem a necessidade de equipamentos.
Esses exercícios trabalham o core, pernas, braços e glúteos, ajudando a melhorar a definição corporal de forma prática e sem sofrimento.
O melhor de tudo é que você pode fazer em qualquer lugar, sem precisar de uma academia!
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”