Hipertrofia muscular: musculação ou CrossFit para ganhar massa magra?
Veja o que deve levar em consideração na escolha de estratégia para ganhar massa muscular
Para quem vai se inserir no mundo fitness e o objetivo é aumentar a massa muscular, sempre há a dúvida entre optar pela musculação ou CrossFit. Ambas as modalidades são capazes de induzir o ganho de massa magra, porém, possuem diferenças nítidas de abordagens, práticas e nos resultados.
Na academia, a prática de musculação é individualizada e direcionada para trabalhar grupos musculares específicos, dando mais ênfase ao desenvolvimento muscular localizado. Já o CrossFit é uma atividade projetada para um ambiente coletivo, visando desenvolver diversas capacidades motoras.
Musculação ou CrossFit: o que faz ganhar massa muscular?
Segundo especialistas, apesar da prática escolhida, o ganho de massa muscular está relacionado a outras variáveis como dieta proteica, número de repetições e avanço de cargas. Luiz Mourão, médico do esporte, destaca que ambas as práticas são eficazes para o ganho de massa magra, mas com abordagens e progressos diferentes.
A contração muscular realizada durante as práticas gera estímulo mecânico para a síntese de proteínas nos músculos. Assim, independente da prática escolhida, é fundamental garantir um bom aporte proteico, realizar treinos de força pelo menos duas vezes por semana e gerar fadiga muscular. Aspectos como nutrição, hidratação, descanso e recuperação também desempenham papéis cruciais no processo de construção muscular.
Qual o melhor exercício para ganhar massa magra?
Os exercícios de resistência progressiva praticados na musculação estimulam o crescimento muscular direcionado, gerando um resultado pontual, enquanto o CrossFit combina treinamento de força com condicionamento metabólico, promovendo melhorias na força muscular, resistência, agilidade e flexibilidade. A principal diferença entre as duas atividades para quem deseja ganhar massa magra é a possibilidade de isolar grupos musculares na musculação, o que é importante para pessoas que procuram por uma modelagem estética e atletas que buscam hipertrofia muscular extrema, como os praticantes de fisiculturismo.
Yago Medeiros, fisiologista do exercício, aponta que tanto a musculação quanto o CrossFit podem contribuir para o "bom aspecto físico", mas para resultados perceptíveis é necessário reduzir a gordura corporal para que os músculos fiquem em evidência. Nesse contexto, a prática do CrossFit pode ser uma estratégia mais rápida por provocar o déficit calórico e redução da gordura corporal, além dos resultados de hipertrofia.
Por fim, a escolha entre musculação e CrossFit para ganhar massa magra caberá às preferências individuais, os objetivos específicos de treinamento e a adequação de cada pessoa às suas necessidades físicas. Os resultados surgirão a partir do foco e desenvolvimento nas atividades.
Fonte: GE