EMAGRECER

Mastigar devagar emagrece? Mesma comida pode ter resultados diferentes ao depender da velocidade da mastigação

Saiba o impacto da velocidade da mastigação para engordar ou emagrecer

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 27/02/2024 às 9:01 | Atualizado em 27/02/2024 às 9:39
Notícia
X

O ritmo do cotidiano e o hábito inadequado levam-nos a comer rapidamente, muitas vezes sem pensar na velocidade com que ingerimos os alimentos, o que pode prejudicar o processo para emagrecer.

COMER RÁPIDO ENGORDA?

Segundo a especialista em nutrição na área da saúde cardiometabólica, Sarah Berry, comer rápido ou devagar afeta a rapidez com que o alimento entra no estômago e a velocidade com que ele é processado no trato gastrointestinal.

Uma das diferenças mais notáveis é que as pessoas que comem mais rápido tendem a ter excesso de peso, acumular mais gordura abdominal e apresentar níveis altos de colesterol LDL e glicose.

Isso ocorre porque tendem a consumir de 100 a 200 calorias a mais em uma refeição do indivíduos que comem mais devagar, os quais experimentam um aumento nos hormônios da saciedade (PYY, GLP1).

Além disso, há uma redução nos chamados hormônios da fome (grelina), o que limita o desejo de comer mais.

POR QUE A VELOCIDADE DA MATIGAÇÃO IMPACTA NA DIGESTÃO?

De acordo com Berry, existem duas razões para que esse impacto da velocidade da mastigação na digestão, a primeira é que os sinais de saciedade demoram entre 5 e 20 minutos para chegar ao cérebro.

Portanto, se você comer rapidamente, não dará tempo para esses sinais se manifestarem e você continuará a comer sem perceber que já está satisfeito.

A segunda é que, ao comer devagar, a liberação de nutrientes no intestino é mais lenta, o que significa que há uma liberação mais sustentada e prolongada dos hormônios que sinalizam a saciedade e uma supressão mais duradoura dos hormônios da fome, que incentivam a ingestão alimentar.

Uma das estratégias mais eficazes para mastigar mais lentamente é colocar os talheres no prato entre cada garfada ou fazer um esforço consciente para mastigar mais a comida. Isso pode contribuir para o processo de emagrecer.

Fonte: BBC News

Nutricionista dá dicas de alimentação para uma boa noite de sono

Tags

Autor