Flávia Alessandra e Giulia Costa discutem estigmas femininos em podcast
Em podcast, Flávia Alessandra e Giulia Costa falam sobre menstruação, escapes de urina e os tabus que cercam o corpo feminino. Veja mais

Clique aqui e escute a matéria
Visando promover o diálogo sobre os estigmas enfrentados por diferentes gerações, Poise®, marca referência para escapes de urina leves a moderados, e Intimus®, marca de cuidados femininos — ambas da Kimberly-Clark — convidaram a atriz Flávia Alessandra e sua filha Giulia Costa para compartilharem suas experiências sobre as diversas fases da vida da mulher.
O episódio da conversa já está no ar no podcast Pé no Sofá Pod, comandado por mãe e filha. O projeto foi criado e idealizado com o apoio da MField, especializada em estratégias de ativação de influenciadores e conteúdos nas redes sociais.
No início da carreira, Flávia passou por diversas situações que a deixavam apreensiva. “A gente ficava preocupada se ia manchar a roupa, se alguém ia perceber que estávamos menstruadas. Tinha dias que eu precisava gravar cenas de ação ou na praia e ficava super tensa. Hoje, a menstruação já anda uns passinhos à frente, as mulheres já falam abertamente sobre o ciclo menstrual. Mas, quando falamos de escapes de urina, as pessoas travam, como se isso fosse só coisa de gente mais velha, quando múltiplas pessoas podem ter”, conta Flávia Alessandra.
Hoje no Brasil, 1 em cada 4 mulheres acima de 35 anos convive com algum nível de escape de urina. São mulheres ativas, que buscam conforto e liberdade para seguir suas rotinas com confiança. Os dados são da pesquisa de Incidência e Penetração realizada pelo instituto QualiBest, a pedido da Kimberly-Clark. “Não importa a idade ou a fase, queremos viver sem limitações, é sobre me sentir livre e não deixar que pequenos desafios, como o escape de urina, me impeçam de viver intensamente cada momento. Seja viajando, fazendo exercícios, dançando ou rindo até não poder mais”, ressalta Flávia.
No dia 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Higiene Menstrual, uma data que convida à conscientização sobre a importância do tema. Com o avanço da tecnologia e a abertura para diálogos e compartilhamento de experiências nas redes sociais, tornou-se mais natural para a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) falar sobre as transições de cada fase da vida. No entanto, ainda há assuntos que permanecem pouco discutidos, como os escapes de urina.
“Antigamente essas pautas eram colocadas em caixinhas, a menstruação como o início da vida da mulher e o escape de urina como o fim da linha, coisa de velhice, de fragilidade. Só que a realidade é que o corpo não segue esse roteiro e essas experiências podem acontecer em qualquer fase, com qualquer mulher. E quanto mais a gente fala disso, mais a gente quebra esses estigmas e começa a olhar para o corpo com mais liberdade”, defende Giulia Costa.
A Kimberly-Clark e suas marcas reforçam diariamente seu posicionamento de cuidado com os consumidores. Poise é uma marca nova no mercado brasileiro, que chegou com soluções pensadas especificamente para mulheres que convivem com escapes de urina, além de promover campanhas que incentivam cuidados preventivos do assoalho pélvico.
Já Intimus, desde 2020, atua em parceria com a Plan International Brasil, instituição que trabalha para romper ciclos de violência e garantir um mundo mais justo e digno para meninas e mulheres. Juntas, já doaram mais de 400 mil absorventes para pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social. A parceria já impactou positivamente cerca de 700 mil vidas.
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionada pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, a companhia cria produtos que contribuem para tornar a vida melhor. O portfólio da Kimberly-Clark no Brasil inclui as marcas Huggies, Poise, Intimus e Plenitud, que ocupam a posição de número 1 ou número 2 nas categorias a que pertencem.
A empresa conta com práticas sustentáveis que apoiam o planeta e o meio ambiente, constroem comunidades fortes e garantem a prosperidade de seu negócio. A Kimberly-Clark tem orgulho de ser reconhecida como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo, pela Ethisphere, pelo sexto ano consecutivo e uma das Empresas Mais Inovadoras da América em 2024 pela revista Fortune.
Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre a história de mais de 150 anos de inovação da companhia, acesse o site: https://www.kimberly-clark.com/pt-br.