Veia da testa da Anitta: entenda o procedimento estético para remover o vaso sanguíneo

Anitta revelou nas redes sociais que passou por um procedimento estético para remover uma veia saliente na testa, que a incomodava. Confira detalhes!

Publicado em 13/12/2024 às 9:17 | Atualizado em 13/12/2024 às 11:18
Google News

Na terça-feira (10), Anitta compartilhou uma novidade com seus seguidores nas redes sociais que gerou diversas dúvidas dos internautas. A cantora fez um procedimento para retirar uma veia "saltada" da testa, que a incomodava esteticamente há muito tempo.

"Gente, eu sei que vocês estão tristes pela veia que se foi, mas, assim, só quem tem essa veia sabe o quanto é ruim, o quanto é uó, você olhar e estar com a veia aqui na frente", afirmou.

No relato, a artista revelou ainda que o tratamento foi realizado com laser e durou cerca de duas horas. A médica cirurgiã vascular e angilogista Beth Moreno esclareu as principais questões do procedimento, incluindo riscos, cuidados e recomendações médicas. 

Veia na testa: É normal?

Apesar do incômodo da artista, a veia nessa região é totalmente normal. No entanto, em algumas pessoas pode tornar-se mais visível com a dilatação do vaso, o que ocorre principalmente durante movimentos que reforcem as expressões faciais, como sorrir, chorar ou até mesmo se exercitar.

Aliás, essa não é uma restrição apenas para a testa, relembra Beth. Quando fazemos exercícios físicos, também é comum que a veia fique um pouco maior. Portanto, não é algo exclusivo da cabeça.

“Todo mundo tem essa veia na região frontal da testa, mas sua espessura pode variar de pessoa para pessoa, tornando-a mais ou menos visível. Em muitas mulheres, essa veia se destaca especialmente após o emagrecimento. Além disso, ela costuma ficar mais evidente durante esforços, como a prática de exercícios físicos. No caso de Anitta, enquanto cantora, o esforço vocal frequente pode contribuir para que a veia salte, o que gera grande incômodo estético para algumas mulheres.”, afirma Beth.

Como é feito o procedimento?

Qualquer pessoa que não se sinta confortável com a veia pode optar por retirá-la após a avaliação induvidualizada de um especialista. A cantora reforçou que o procedimento que realizou não se trata de uma cirurgia, portanto, é considerada menos invasiva.

"Não é uma cirurgia, tá? É só um laser, não é cirurgia, não tem nada de corte, nada. Dura duas horinhas e tá tudo certo, não dói".

Em geral, existem dois tipos de lasers que podem ser utilizados, dependendo da espessura da veia, sendo recomendados para casos de no máximo 2 milímetros. “Quando as veias são menos calibrosas, o laser transdérmico é aplicado diretamente sobre a pele, reduzindo o volume da veia. Já em casos de veias um pouco maiores, utiliza-se uma fibra de laser introduzida dentro da veia, que é destruída pelo calor gerado”, detalha Beth.

Para pessoas de pele negra, no entanto, é a opção menos recomendada, já que pode interferir diretamente no pigmento da veia, revela Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Nacional, em entrevista para a revista Quem.

Nesses casos, há ainda a opção de remover a veia cirurgicamente e, assim como toda operação, são necessários os cuidados de qualquer cirurgia. Costuma ser recomendada também para veias de 2 a 3 milímetros. "Essa cirurgia se chama microflebectomia e é feita em dois cortes nas extremidades da veia que deve ser retirada. É feita uma ligadura onde essa veia passa e ela é cortada e retirada", explicou o médico.

"Nós temos milhões de veias e retirar uma dessa não fará falta nem para Anitta, nem para outra pessoa. Várias outras [veias] colaterais e outros caminhos vão suprir com tranquilidade o que ela fazia. São várias veias na testa da gente, umas aparentes e outras não", acrescentou.

Todo mundo que tem veia saltada precisa removê-la?

A remoção da veia é uma escolha totalmente pessoal e costuma ser realizada por questões estéticas. De acordo com a especialista, não existem consequências para a saúde caso opte por não removê-la.

“Para quem se incomoda com a aparência dessas veias, a remoção pode trazer um grande alívio estético. É importante lembrar que pode ser necessária mais de uma sessão de laser transdérmico, pois essas veias possuem paredes espessas. Por isso, é fundamental consultar um médico especializado para alinhar as expectativas em relação ao tratamento”, orienta a médica cirurgiã vascular e angiologista Beth Moreno.

Anitta revelou que além de não sentir dores durante o procedimento, está utilizando curativos para diminuir inchaços que possam surgir eventualmente.

Riscos e cuidados

Assim como todo procedimento estético, é preciso ficar atento com os possíveis riscos que podem surgir. No caso do laser, ele pode deixar a pele muito mais sensível, com a possibilidade de sintomas como vermelhidão e inchaço na região, além de poder causar queimaduras em peles negras.  

"Na medicina, nós somos uma forma de tratamento de meio, não de fim. Então, o meio, ou seja, quando você faz um procedimento, ele foi feito com a intenção de dar certo, mas pode ser que tenha suas complicações. Em uma dessas complicações, você pode ter um hematoma, uma infecção... Por isso é importante que a pessoa escolha um lugar que tenha certificação da Vigilância Sanitária", alertou Lobato.

Para quem decidir optar pela cirurgia, os cuidados devem ser redobrados, garantindo que todos os quesitos de segurança médica sejam seguidos pelo profissional.

VEJA TAMBÉM: Saiba mais sobre a importância dos cuidados com a pele

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor