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Seu hidratante cheira bem, mas será que hidrata? Entenda os mitos e verdades sobre o uso diário do produto

Dermatologista explica que perfume não é sinônimo de eficácia, ensina como identificar produtos realmente potentes e quais ativos fazem a diferença

Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 27/06/2025 às 18:36
Hidratante para pele - Divulgação/Afya

Hidratantes corporais com fragrâncias marcantes costumam ser os queridinhos de quem gosta de sair do banho já perfumado. Marcas populares como Natura, O Boticário e Avon dominam esse segmento e fazem sucesso com fórmulas cheias de cheiro, textura leve e rápida absorção. Mas será que eles realmente hidratam a pele ou apenas oferecem uma experiência sensorial agradável?

Segundo a dermatologista Larissa Tozzi, professora da Afya Educação Médica Recife, muitos desses produtos priorizam o sensorial e não entregam ativos com real potencial de hidratação. “Produtos com muita fragrância podem conter menos agentes umectantes, o que compromete a eficácia. Além disso, o excesso de perfume pode causar irritação, principalmente em peles sensíveis ou sensibilizadas, como após exposição ao sol ou uso de ácidos”, explica a especialista.

A chave para escolher um bom hidratante está nos ingredientes listados no rótulo. De acordo com a médica, o consumidor deve buscar substâncias como ureia, glicerina, ácido hialurônico e ceramidas, que são cientificamente comprovadas como agentes eficazes de hidratação. Esses compostos ajudam a reter água na pele e restauram a barreira cutânea, deixando a pele protegida, macia e com aspecto saudável por mais tempo.

“Também é importante saber qual o veículo adequado para cada pessoa. Quem tem a pele muito seca, deve dar preferência a hidratantes à base de creme. Já quem tem a pele normal, o mais adequado é utilizar produtos à base de loção”, orienta Larissa.

O segredo está no equilíbrio entre eficácia e preferência pessoal. Conhecimento é o primeiro passo para fazer boas escolhas. Por isso, é sempre importante procurar um especialista.

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos.

Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023).

Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

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