É trend! Maquiadora lista os 4 maiores benefícios das maquiagens multifuncionais
Blush com bronzeador e sombra com batom? Tem sido cada vez mais comum encontrar produtos beauty que cumprem diversos papéis. Confira!

Clique aqui e escute a matéria
Basta caminhar pelos corredores das lojas de beleza para identificar uma infinidade de produtos, especialmente em pó ou em bastão – formato que por si só já é sinônimo de praticidade –, que prometem cumprir mais de um papel na hora da maquiagem, ajudando a economizar tempo, espaço na bolsa e até mesmo promovendo um consumo mais consciente.
Eles são conhecidos como multifuncionais, mas afinal, o que significa exatamente esse termo que tem se tornado cada vez mais popular?
A convite de Ricca, a beauty artist Camila Bazaga explica o conceito: “Maquiagem multifuncional é uma técnica do universo da beleza que visa maximizar a utilização de acessórios e cosméticos que foram desenvolvidos para desempenhar diversas funções, resultando em um uso mínimo de itens para se produzir no dia a dia”.
Para quem está em busca de uma solução prática para a rotina, a expert listou os principais motivos para investir já nesses tipos de produto:
Ideal para quem não tem muita experiência em automaquiagem
Camila destaca que este tipo de produto é muito mais simples de usar, sendo a escolha ideal para quem está começando a se aventurar pela maquiagem ou realmente deseja resultados mais naturais.
“O tempo na frente do espelho acaba sendo menor, já que a aplicação é bem mais prática: boa parte deles pode ser aplicada com os dedos dando apenas batidinhas, por exemplo. Além disso, a necessidade de utilizar vários itens diferentes é totalmente descartada”.
Fórmulas mais flexíveis, mas com a mesma durabilidade
Engana-se quem pensa que só pelo produto ser multifuncional, ele não entrega a mesma durabilidade e pigmentação das outras maquiagens.
“As fórmulas estão mais flexíveis, o que significa que mesmo sendo cremosas, em pó ou gelatinosas, são bem pigmentadas e têm longa duração. Elas vão atuar em todas as partes do rosto da mesma forma e ainda permitem a construção de camadas”, explica Camila.
Maquiada, sustentável e econômica
“Os produtos cremosos, em pó e em bastão costumam ter uma grande durabilidade e os multifuncionais são encontrados principalmente nessas três versões. Por conta da alta pigmentação que entregam, mesmo sendo itens que serão aplicados em diferentes áreas do rosto, uma quantia bem pequena é o suficiente para conquistar o efeito desejado, e isso contribui diretamente para evitar a produção de lixo e ainda economizar dinheiro”, destaca a beauty artist.
-
Quiet Beauty: conheça a tendência de beleza que promete resultados 'naturais' e suas implicações na autoestima
-
Mês das Noivas: confira curadoria de produtos da Beleza na Web para o seu grande dia
-
"Dias de Beleza": Semana promocional proprietária do Grupo Boticário conta com mais de 1.000 produtos com até 70% de desconto
Categoria ampla – do glow ao matte
Se o termo ‘multifuncional’ já parece bem abrangente, a grata surpresa é que dentro dessa categoria ainda é possível encontrar tipos de produtos pensados para diferentes efeitos.
“Você pode analisar o tipo de acabamento para escolher o seu preferido. Entre eles estão o matte, efeito glossy, com partículas de brilho e outros”, comenta Camila, que finaliza ressaltando a importância de saber para qual parte do rosto o item é recomendado.
1,2,3 funções em um produto!
Falou em make multifuncional, a linha Jelly Tint de Ricca se destaca. Podendo ser usados como batom, blush e sombra, os itens – que podem ser encontrados nos tons cereja, pêssego e vinho – permitem a construção de camadas e possuem alta fixação e durabilidade. O produto ainda gera uma sensação leve e refrescante, graças a sua textura surpreendente de gelatina.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”