Basta caminhar pelos corredores das lojas de beleza para identificar uma infinidade de produtos, especialmente em pó ou em bastão – formato que por si só já é sinônimo de praticidade –, que prometem cumprir mais de um papel na hora da maquiagem, ajudando a economizar tempo, espaço na bolsa e até mesmo promovendo um consumo mais consciente.
Eles são conhecidos como multifuncionais, mas afinal, o que significa exatamente esse termo que tem se tornado cada vez mais popular?
A convite de Ricca, a beauty artist Camila Bazaga explica o conceito: “Maquiagem multifuncional é uma técnica do universo da beleza que visa maximizar a utilização de acessórios e cosméticos que foram desenvolvidos para desempenhar diversas funções, resultando em um uso mínimo de itens para se produzir no dia a dia”.
Para quem está em busca de uma solução prática para a rotina, a expert listou os principais motivos para investir já nesses tipos de produto:
Ideal para quem não tem muita experiência em automaquiagem
Camila destaca que este tipo de produto é muito mais simples de usar, sendo a escolha ideal para quem está começando a se aventurar pela maquiagem ou realmente deseja resultados mais naturais.
“O tempo na frente do espelho acaba sendo menor, já que a aplicação é bem mais prática: boa parte deles pode ser aplicada com os dedos dando apenas batidinhas, por exemplo. Além disso, a necessidade de utilizar vários itens diferentes é totalmente descartada”.
Fórmulas mais flexíveis, mas com a mesma durabilidade
Engana-se quem pensa que só pelo produto ser multifuncional, ele não entrega a mesma durabilidade e pigmentação das outras maquiagens.
“As fórmulas estão mais flexíveis, o que significa que mesmo sendo cremosas, em pó ou gelatinosas, são bem pigmentadas e têm longa duração. Elas vão atuar em todas as partes do rosto da mesma forma e ainda permitem a construção de camadas”, explica Camila.
Maquiada, sustentável e econômica
“Os produtos cremosos, em pó e em bastão costumam ter uma grande durabilidade e os multifuncionais são encontrados principalmente nessas três versões. Por conta da alta pigmentação que entregam, mesmo sendo itens que serão aplicados em diferentes áreas do rosto, uma quantia bem pequena é o suficiente para conquistar o efeito desejado, e isso contribui diretamente para evitar a produção de lixo e ainda economizar dinheiro”, destaca a beauty artist.
-
Quiet Beauty: conheça a tendência de beleza que promete resultados 'naturais' e suas implicações na autoestima -
Mês das Noivas: confira curadoria de produtos da Beleza na Web para o seu grande dia -
"Dias de Beleza": Semana promocional proprietária do Grupo Boticário conta com mais de 1.000 produtos com até 70% de desconto
Categoria ampla – do glow ao matte
Se o termo ‘multifuncional’ já parece bem abrangente, a grata surpresa é que dentro dessa categoria ainda é possível encontrar tipos de produtos pensados para diferentes efeitos.
“Você pode analisar o tipo de acabamento para escolher o seu preferido. Entre eles estão o matte, efeito glossy, com partículas de brilho e outros”, comenta Camila, que finaliza ressaltando a importância de saber para qual parte do rosto o item é recomendado.
1,2,3 funções em um produto!
Falou em make multifuncional, a linha Jelly Tint de Ricca se destaca. Podendo ser usados como batom, blush e sombra, os itens – que podem ser encontrados nos tons cereja, pêssego e vinho – permitem a construção de camadas e possuem alta fixação e durabilidade. O produto ainda gera uma sensação leve e refrescante, graças a sua textura surpreendente de gelatina.