O Boticário inaugura loja inédita que aceita resíduos recicláveis como forma de pagamento
Iniciativa pioneira reforça compromisso da marca com sustentabilidade e economia circular no mês da reciclagem

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Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem (17 de maio), O Boticário lança a Boti Recicla Store, a primeira loja do mundo onde o pagamento é feito com resíduos recicláveis.
A ação acontece entre os dias 23 e 25 de maio, na flagship da marca localizada em Pinheiros (SP), e permitirá que consumidores troquem embalagens vazias de cosméticos, de qualquer marca, por produtos exclusivos e experiências.
A iniciativa, idealizada pela agência LePub São Paulo, é parte do programa Boti Recicla, maior projeto de logística reversa do setor de beleza no Brasil. Desde 2006, o programa já instalou mais de 4 mil pontos de coleta em todo o país.
Loja temporária transforma resíduos em recompensas
Na loja, uma balança exclusiva, desenvolvida inteiramente pelo Boticário, será usada para calcular, com base no peso dos resíduos, os créditos que poderão ser trocados por brindes.
Entre os prêmios disponíveis estão uma prancha de surf do atleta Gabriel Medina, um fone de ouvido do DJ Alok e outros produtos e experiências da marca, como cortes de cabelo com profissionais da TRUSS, cujos fios serão doados ao projeto Fiotrar, que transforma cabelo em mantas para conter vazamentos de óleo no mar.
Inovação sustentável em toda a cadeia
Além da ação temporária, O Boticário vem promovendo soluções sustentáveis em diferentes frentes. Destaque para o perfume Arbo Puro, cuja tampa é feita de polipropileno de segunda geração, derivado de óleo de cozinha usado, reduzindo em até 51% as emissões de CO2 e evitando o uso de plástico virgem.
O compromisso da marca se estende também ao varejo. Suas lojas sustentáveis, já em mais de 100 unidades pelo Brasil, utilizam ao menos uma tonelada de plástico reciclado em sua construção, tornando os espaços 50% mais leves e 40% mais eficientes termicamente.
No mobiliário, o MDF é substituído por uma chapa sustentável produzida a partir de resíduos de baixa reciclabilidade, desenvolvida em parceria com a Mão Colorida.
Nas embalagens, o vidro âmbar da linha Botik contém até 35% de vidro reciclado pós-consumo, enquanto a linha Intense aposta em batons com invólucros monomateriais, 100% recicláveis — um diferencial pioneiro no mercado nacional de cosméticos.
Compromisso contínuo com o futuro
Com a Boti Recicla Store e outras ações integradas, O Boticário reforça seu papel de protagonista em sustentabilidade no setor de beleza.
A empresa segue unindo inovação, responsabilidade ambiental e engajamento social, contribuindo para uma economia circular mais forte e um planeta mais saudável.