Umectação caseira: Como hidratar os fios de forma eficaz e em casa
Feito com óleos puros vegetais, a umectação é capaz de dar nova vida aos fios ressecados e torná-los mais brilhosos, maios e fortes.

Clique aqui e escute a matéria
Hidratar os cabelos com óleo de coco, argan, abacate ou com outros tipos de vegetais se popularizou nos últimos anos.
A prática, conhecida como umectação, é capaz de deixar os fios mais fortes, brilhosos e macios. E a melhor parte disso é que a umectação pode ser feita em casa!
Cabelo caindo? Saiba que pode ser por isso a queda de cabelo
Mas afinal, para que serve a umectação?
Antes de tudo, é preciso saber que o cabelo saudável é hidrofóbico, visto que não absorve água em sua estrutura interna.
Diante disso, os fios ficam mais difíceis de secar, suscetíveis à quebra e ásperos em lugares úmidos, pois absorverem a água do ambiente.
Cabelos danificados precisam de lipídios para expulsar a umidade e não ficarem com um aspecto desagradável.
Logo, os óleos vegetais são fundamentais nesse processo, já que agem diretamente na reposição da subtância em cabelos danificados.
“Eles fortalecem a estrutura interna e externa e colaboram para melhorar a união das cutículas, garantindo uma proteção maior do córtex capilar”, explica o hairstylist Tiago Aprigio para a revista ELLE.
Em casos de cabelos ásperos, ressecados e sem brilho, a umectação é uma alternativa ideal para cuidar dos fios com extrema eficácia.
Além disso, a umectação pode ser adotada em casos onde a pessoa utiliza ferramentas térmicas ou realiza procedimentos químicos com frequência para evitar efeitos nocivos indesejados.
Como fazer a umectação em casa?
A umectação nos cabelos pode ser feita de diferentes maneiras. Uma das versões de umectação que existe é a noturna, na qual o produto é aplicado do comprimento às pontas e age ao longo da noite.
“Ao acordar, você vai avaliar se o cabelo precisa ou não ser lavado – em muitos casos não há necessidade”, ensina Aprigio.
Depois de colocar o óleo, o cabelo precisa ficar com aspecto levemente molhado – mas não encharcado!
“Cabelos secos vão precisar de uma quantidade mais generosa, acima de três pumps. Essa mesma quantidade funciona também para a aplicação noturna, já que o cabelo absorve o que for necessário durante a noite e o excesso pode ser removido com a lavagem na manhã seguinte”.
O uso da umectação varia conforme a necessidade de cada tipo de cabelo.
“Cabelos naturais, com pouco uso de aparelhos térmicos, podem fazer a umectação uma vez por semana. Já os extremamente ressecados e danificados vão precisar de uma aplicação diária para sentirem os resultados”, recomenda Tiago.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”