Nutrigenética orienta estratégias de prevenção de doenças, além de melhora e manutenção da saúde
Nutrigenética avança na criação de planos alimentares personalizados ao mapear como genes influenciam o uso de nutrientes no corpo.

Clique aqui e escute a matéria
A interação entre genética, nutrição e metabolismo dos nutrientes é o foco da nutrigenética. Essa área da ciência desponta como ferramenta central na formulação de protocolos clínicos personalizados, utilizando informações genéticas para orientar estratégias de prevenção e tratamento em saúde intestinal e metabólica.
“Ela estuda de que maneira as diferenças nos nossos genes, conhecidas como polimorfismos, influenciam a forma que o nosso corpo absorve, processa e aproveita nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos”, explica Maria Pimentel, nutricionista, cofundadora e coordenadora técnica da NutriGen Clinic.
De acordo com a especialista, avanços recentes na área têm permitido identificar a maneira que variantes genéticas incidem na resposta do organismo a diferentes estímulos, alimentos e nutrientes e como esse resultado pode afetar a saúde e o risco de desenvolver doenças como diabetes, ansiedade, obesidade e mesmo problemas cardíacos.
“Com base nesse conhecimento montamos planos nutricionais individualizados, considerando a predisposição do paciente para fatores como intolerâncias, metabolismo de gorduras, resposta à cafeína ou tendência à deficiência de vitaminas específicas”, explica a nutricionista.
DNA - Exames de genotipagem auxiliam a analisar o DNA do paciente
No teste genético na NutriGen, que é do tipo preditivo, são analisados, além da ancestralidade, 700 mil pontos no DNA. Disso são reportados mais ou menos 500 genes e 1.000 variantes dentro do relatório.
“Esse mapeamento nos permite identificar variações genéticas relevantes para direcionarmos a dieta, avaliar o sono e ciclo circadiano, a saúde cardiovascular, genes relacionados a inflamação, melhor tipo de exercício fisíco e até o melhor medicamento, para cada indivíduo de acordo com sua genética. O foco não é apenas a nutrição e emagrecimento saudável, mas também na prevenção de doenças e manutenção de uma boa saúde do microbioma intestinal”, esclarece Maria Pimentel.
Para exemplificar, a nutricionista diz que se uma pessoa tem um gene que a deixa propensa a desenvolver uma deficiência em metabolizar ácido fólico, que na sua forma ativa é o metilfolato, também conhecido como vitamina B9, tanto a B12 como a B9 vão impactar em várias reações metabólicas e, inclusive, na metilação do DNA.
“A nutrigenética nos ajuda a detectar essa predisposição e adaptar a dieta ou suplementação para corrigir o problema. Nesses casos, desenvolvemos planos de alimentação customizados e orientamos o paciente para garantir os níveis ideais de nutrientes”, destaca.
HUB - Integrada ao Endogastro Hub, a NutriGen Clinic amplia a atuação para áreas correlacionadas à nutrição e à medicina preventiva.
Atuando com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em nutrologia, ginecologia, endocrinologia e terapias infusionais, a NutriGen promove saúde e longevidade com abordagem centrada no bem-estar.
Com 45 anos de trajetória e referência nacional em diagnóstico e tratamento de doenças do trato gastrointestinal, o Endogastro Hub conta com cerca de 40 médicos de diversas especialidades, reafirmando sua vocação como um centro de excelência e inovação, com foco no trato gastrointestinal, no Nordeste.
Serviço
NutriGen Clinic
Unidade Avançada Santa Joana Recife Diagnóstico Rua Dom Bosco, 961 – Boa Vista
IG: @nutrigenclinic Consultas: (81) 97112.1080
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”