Bronze seguro: o que faz do autobronzeador o substituto ideal da câmara de bronzeamento
Com o reforço da Anvisa em relação à proibição do uso dessa tecnologia, produtos com fórmulas inovadoras e seguras se tornam excelentes opções

Clique aqui e escute a matéria
A busca pelo bronzeado ideal acompanha tendências de beleza há décadas, mas hoje é impossível ignorar os alertas crescentes da comunidade científica sobre os riscos associados ao bronzeamento artificial.
Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) publicou a Resolução RDC nº 56/2009 proibindo, no Brasil, o uso de câmaras de bronzeamento com finalidade estética.
A decisão foi baseada em evidências científicas que relacionam a exposição à radiação ultravioleta artificial ao aumento significativo do risco de câncer de pele, especialmente o melanoma, a forma mais agressiva da doença.
No início deste mês, o órgão reforçou essa medida com a proibição do uso e da comercialização de lâmpadas para bronzeamento artificial, apoiada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Com esse assunto de volta às discussões sobre beleza e bem-estar, cresce também a demanda por alternativas seguras e eficazes para conquistar o efeito bronzeado sem causar riscos à saúde.
E assim os autobronzeadores ganham destaque como soluções cosméticas recomendadas por dermatologistas e profissionais de estética, ao entregarem resultados naturais sem exposição ao sol ou a fontes artificiais de radiação.
“Diferentemente da radiação ultravioleta emitida pelas câmaras de bronzeamento artificial, que tem risco comprovado de causar câncer de pele, segundo estudos da OMS, os autobronzeadores são considerados a solução mais segura nesse caso, atuando apenas na camada superficial da pele, por meio de uma reação com os aminoácidos da epiderme, sem interferir no DNA celular ou gerar inflamação”, afirma Renata Rocha, médica dermatologista parceira da Australian Gold.
Sobre a Australian Gold
Australian Gold, reconhecida como a marca número 1 de bronzeado nas farmácias do Brasil, segundo pesquisa da IQVIA (PMB – Canal Varejo, Total Brasil), aposta na tecnologia cosmética para unir beleza e cuidado com a pele.
Seu autobronzeador com extrato de kakadu – uma superfruta australiana com altíssimo teor de vitamina C, até 100 vezes maior que o da laranja – é um dos destaques da linha.
O ativo atua como potente antioxidante, ajudando a iluminar, proteger e fortalecer a pele contra os danos causados por radicais livres, além de estimular a produção de colágeno e acalmar irritações.
A marca oferece duas versões do produto: a Loção Autobronzeadora Kakadu Bronze, ideal para quem busca um bronzeado progressivo e natural, com textura cremosa e ação hidratante, e o Mousse Autobronzeador Kakadu Bronze, que possui o dobro de ativos e garante um tom mais intenso e imediato, com duração de até 7 dias.
Ambos entregam uma coloração uniforme, toque suave e fragrância agradável, sem riscos de manchas ou ressecamento da pele.
A aplicação correta do autobronzeador também é um ponto fundamental para um bom resultado. Com isso, Australian Gold recomenda esfoliar a pele previamente, aplicar hidratante em áreas mais ressecadas, como joelhos e cotovelos, utilizar luva aplicadora e aguardar ao menos 8 horas antes do primeiro banho, garantindo a absorção ideal do produto.
Com reaplicações programadas, é possível manter o tom desejado por mais tempo, com praticidade e segurança incomparáveis em relação aos métodos artificiais ou à exposição solar excessiva.
Loção Autobronzeadora
- Bronzeado natural, com resultado em até 8 horas
- Textura cremosa que hidrata a pele
- Toque suave e aspecto dourado
- Ação antioxidante
- Rápida absorção sem deixar a pele pegajosa
Mousse Autobronzeador
- Duas vezes mais ativos
- Bronzeado natural em até 7 dias
- Ação antioxidante
- Rápida absorção sem deixar a pele pegajosa
- Textura cremosa, fácil de espalhar
- Bronzeado construível, o tom do bronze fica à sua escolha
Mousse Auto Bronze + Luva Aplicadora
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”