4 dicas de especialista para combater a oleosidade dos cabelos em casa
Du Nunes, cabeleireiro e embaixador da Keune Brasil, traz dicas eficazes para o dia a dia; confira quais são e como aplicá-las em casa!

Clique aqui e escute a matéria
Cuidar dos cabelos em casa é uma tarefa que exige paciência, conhecimento e bastante disciplina. Pensando nisso, o cabeleireiro Du Nunes, embaixador da Keune Brasil, separou algumas dicas essenciais para você sobreviver ao caos dos cuidados capilares!
Entre as reclamações mais frequente do assunto, está a dificuldade em controlar a oleosidade dos cabelos.
O couro cabeludo, de forma natural, produz uma quantidade de sebo através das glândulas sebáceas, no entanto, algumas situações podem desencadear o aumento excessivo dessa produção, resultando em cabelos pesados e sem brilho.
VEJA TAMBÉM: Cinco cortes de cabelo que realçam a beleza e rejuvenescem as mulheres
Hábitos podem prejudicar os cabelos
A sua rotina também pode estar te impedindo de atingir o cabelo dos sonhos. Tocar em excesso ou até mesmo o contato com travesseiros pode intensificar a sensação de cabelos pesados.
Alguns fatores hormonais, idade e o ciclo menstrual podem ser grandes obstáculos para mulheres, enquanto os homens possuem a tendência de ter uma produção oleosa cosntante até os 80 anos.
A boa notícia é que trazer uma aparência mais saudável já é possível, com algumas mudanças capilares. O embaixador da Keune Brasil, Du Nunes, revelou as melhores dicas para manter os cabelos hidratados, fortes e nutridos.
Confira a lista:
1. Faça esfoliação no couro cabeludo
Em geral, estamos acostumados a esfoliar o rosto, o corpo... mas você sabia que o couro cabeludo também precisa dessa atenção?
O Hair Skinification é uma das tendências que estão crescendo no mundo dos cabelos, que consiste em utilizar produtos e ativos que façam bem ao couro cabeludo, cuidando da região com o mesmo zelo dos cuidados faciais.
O ideal é realizar a esfoliação para remover as impurezas acumuladas, garantindo uma limpeza profunda na região.
"O couro cabeludo também é pele, e precisa ser tratado com os mesmos cuidados. Um cabelo bonito, forte e saudável é uma consequência de um couro cabeludo saudável, uma vez que é ali que os fios são gerados", conta o profissional.
A Skinification, além de contribuir para fios mais bonitos, também minimiza anomalias que podem surgir. Ao apostar em um peeling capilar, é possível melhorar não só a oleosidade, mas também evitar o surgimento de caspas, prevenir a queda e a dermatite.
Isso porque, assim como um peeling facial, o capilar promove renovação celular e restauração do couro cabeludo.
2. Hábitos Saudáveis
A alimentação possui um impacto direto na saúde dos nossos fios! Consumir em excesso alimentos processados, doces e frituras, pode contribuir com uma raiz oleosa.
Já alimentos com uma alta quantidade de vitamina A, como cenouras, espinafre e óleos de peixe, são ótimas opções para incluir na rotina. E claro, a água é um dos elementos essenciais.
“Lembre-se de que um cabelo bem tratado reflete a saúde do couro cabeludo e, com os cuidados certos, é possível manter a oleosidade sob controle, garantindo fios soltos, brilhantes e cheios de vida”, comenta o embaixador da Keune Brasil.
Leia também:
3. Use produtos específicos para seus fios
Composições mais suaves e específicas para controlar a oleosidade podem ser a chave para melhorar o aspecto dos seus fios. É recomendado apostar em produtos que possuem ingredientes que ajudam a regular as funções das glândulas sebáceas e diminuem o excesso de oleosidade.
Após escolher um shampoo adequado, é importante prestar atenção também no uso do condicionador e máscaras. "O condicionador e máscara são essenciais para manter o cabelo hidratado, mas eles devem ser aplicados apenas no comprimento e nas pontas”, ressalta Du Nunes.
Aplicá-los diretamente na raiz pode causar acúmulo de produto no couro cabeludo e aumentar a oleosidade.
- A regra é simples: evite sobrecarregar a raiz e escolha condicionadores mais leves e específicos para o seu tipo de cabelo.
4. Cuidado com as altas temperaturas
Além das ferramentas térmicas, como chapinhas e secadores, o banho quente também pode ser um grande vilão nessa história!
“O ideal é lavar os cabelos com água morna, evitar o contato muito próximo do secador com o couro cabeludo e sempre usar leave-in com proteção térmica”, reforça o embaixador da Keune.
5. Penteie os fios diariamente
O especialista afirma que pentear os cabelos mais de uma vez ao dia é ideal para manter os fios mais saudáveis e sem nós.
Essa prática pode trazer benefícios como:
- Remoção de resíduos que se acumulam durante o dia
- Distribuição dos óleos naturais
- Ativação de circulação sanguínea no couro cabeludo
- Manutenção de hidratação
No entanto, é importante ressaltar que a frequência de pentear depende do tipo de cabelo e de seu estado natural.
Do que meu cabelo está precisando?
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”