Para ampliar o acesso à moda, Vult e Dendezeiro levam estudantes para a maior passarela fashion da América Latina
Universitários da UNIFACS e da UFMS tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o maior evento de moda do país. Confira tudo sobre!

Clique aqui e escute a matéria
Apesar do aumento de estudantes negros em universidades — 400% a mais nos últimos 17 anos, segundo o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (UnB) —, o capelo ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira, gerando desconforto e ações pouco inclusivas.
O movimento #RespeitaMeuCapelo, idealizado pela marca baiana Dendezeiro em parceria com a Vult, nasceu como um manifesto de orgulho e resistência, exaltando a conquista acadêmica de jovens negros como símbolo de transformação social.
Criado para ressignificar o uso do capelo — tradicionalmente associado às formaturas — como um marco de identidade, pertencimento e resistência, o movimento levou para o maior evento de moda da América Latina em 2024, modelos que usaram o acessório de forma repaginada, adaptado aos diferentes tipos de cabelos, sobretudo crespos e cacheados, e destacou a importância de uma perspectiva mais diversa e plural para a moda.
Neste ano, a ação se expande para além das passarelas. Pela primeira vez, a Vult e a Dendezeiro convidam estudantes universitários da UNIFACS (uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para viver a experiência de acompanhar de perto os bastidores e o desfile da marca agênero baiana.
“Com a iniciativa queremos celebrar a potência da educação, a importância da trajetória acadêmica de jovens e a valorização de suas identidades”, ressalta Rony Santos, Gerente SR de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
Desfile Dendezeiro: o Norte em foco e a beleza inclusiva
A nova coleção da Dendezeiro, Brasiliano 2 amplia o diálogo iniciado com o sertão nordestino, explorando agora as nuances do Norte, suas tradições, cores e formas únicas, criando um encontro entre a força da brasilidade e a riqueza amazônica.
Vult se une a esse momento não apenas como apoiadora da beleza diversa, mas como uma marca que acredita no poder da representatividade e da educação para transformar realidades. Por isso, a marca de beleza evidencia a presença de estudantes nordestinos no desfile.
“Queremos que esses jovens talentos se percebam refletidos nas passarelas, nas criações e nos bastidores, ocupando espaços de visibilidade e pertencimento. Acreditamos que esse encontro com a moda e com suas raízes pode inspirar novas trajetórias e abrir caminhos no universo da beleza, da criatividade e da autoestima”, pontua o executivo.
A maquiagem das modelos reforçou o diálogo com a coleção inspirada no Norte, explorando a beleza natural e criando um encontro com a essência da brasilidade.
Para a ocasião, a marca de beleza levou também a sua primeira linha de maquiagens de alta duração, Super Fix, que foi lançada para acompanhar a rotina intensa da mulher brasileira, entregando longa duração e resistência.
“Essa parceria com a Dendezeiro reforça a estratégia de Diversidade do Grupo Boticário, que se dedica ao desenvolvimento de ações cada vez mais inclusivas. A iniciativa está alinhada à nossa premissa de fomentar o empreendedorismo e promover encontros entre criatividade, educação e pertencimento, reafirmando nosso compromisso por uma sociedade mais inclusiva, potente e transformadora” finaliza o Gerente SR de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”