Cílios de LED no Carnaval: oftalmologista faz alerta sobre objeto que é sucesso na folia

Cuidado com os cílios de LED no Carnaval! A oftalmologista alerta para riscos de infecção e alergias, além da importância da higiene ocular.

Publicado em 19/02/2025 às 11:01 | Atualizado em 19/02/2025 às 11:07
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Durante o Carnaval, é preciso ter cuidados com a pele, com a hidratação e também com os olhos. O mau uso de maquiagem, exposição solar e glitter podem causar problemas na visão. Porém, um objeto que promete ser “febre” durante a folia são os cílios de LED, que têm sido usados com frequência nas prévias que estão acontecendo desde o fim do ano passado.

A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), sugere que, se possível, os cílios de LED sejam evitados. Para a médica, o objeto traz sérios riscos de problemas mais graves no meio da aglomeração do Carnaval.

“Tem que ter cuidado com possíveis alergias e riscos de infecção. É necessário ter atenção com a higiene da pele e do aparelho. Quem tem blefarite recorrente, que é a infecção das margens das pálpebras, tem de evitar o produto”, alertou Catarina Ventura.

O QUE É O CÍLIO DE LED?

Apesar do nome “cílio”, o produto é uma fita de LED que é colada nas pálpebras, próximos aos cílios, dando sensação que estão piscando em diversas cores e equipados de fortes luzes. Este objeto tem bateria que suporta até quatro horas de uso.

“Até a forma de manusear o cílio pode causar um trauma. No meio do empurra-empurra do Carnaval, o objeto pode entrar nos olhos e geral problema mais grave. Também vale destacar que esse material não deve ser compartilhado com outra pessoa. Por fim, não dura com esse LED ao fim da festa”, acrescentou.

MAIS CUIDADOS PARA O CARNAVAL, SEGUNDO CATARINA VENTURA

- Atenção com as pomadas capilares
- Evite glitter e purpurina perto dos olhos
- Alerta com a maquiagem
- Use óculos com proteção UVA e UVB
- Cuidados com as lentes de contato
- Mantenha à distância de espumas, confetes e serpentinas
- Mantenha os olhos lubrificados

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor