Risco de cegueira! Pomadas capilares no Carnaval podem trazer prejuízos à visão, alertam oftalmologistas

Nos últimos anos, foliões têm tido problemas nos olhos pelo uso de pomadas capilares. Oftalmologistas alertam para cuidados e ensinam como escolher

Publicado em 03/02/2025 às 11:32
Google News

No período do Carnaval, as urgências oftalmológicas costumam registrar aumento na procura de pacientes com problemas nos olhos após o uso de pomadas de cabelo para fixação de penteados e tranças.

Por isso, os oftalmologistas Catarina Ventura e Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), alertam sobre os riscos do uso durante a folia, já que o produto pode levar à cegueira temporária.

“Em Carnavais anteriores, foram registradas muitas lesões na córnea, com a necessidade de uso de medicações analgésicas, de alto potencial, além do uso de lentes de contato, para proteger da dor. Na oftalmologia, a gente utiliza esse recurso para diminuir a dor de alguns pacientes que têm lesão de córnea”, disse Catarina Ventura.

“Várias urgências relataram essas ocorrências, em hospitais privados ou Unidades de Pronto-Atendimentos, nas folias de 2023 e 2024, por exemplo. Fica o alerta. Algumas marcas de pomadas chegaram a ser proibidas, então, é bom ficarmos atentos nesse aspecto”, acrescentou Alexandre Ventura.

Como ocorre o problema

Com o calor e o suor, além do contato com a água, as pomadas escorrem para os olhos, o que causa visão embaçada, dor, irritação e até lesões mais sérias na córnea.

Desse modo, os oftalmologistas alertam que, caso ocorra o contato, é preciso lavar imediatamente os olhos com água corrente e, na sequência, seguir à urgência oftalmológica o mais rápido possível.

“Além de evitar o uso excessivo da pomada próximo aos olhos, é importante o uso dos óculos de sol, com proteções ultravioletas. Nos casos de incômodo ocular, não coce os olhos, pois pode agravar os problemas na córnea”, finalizou Catarina Ventura.

Alerta na hora da compra

Os médicos destacam que é importante, no ato da compra da pomada, verificar se os produtos contam com a recomendação do Procon Recife e se têm autorização da Anvisa.

O Procon Recife pode ser acessado pelo site procon.recife.pe.gov.br. Caso os foliões não optem pelas pomadas, os oftalmologistas do IOFV sugerem o uso de gel sem álcool ou gelatina sem álcool para modelar os cabelos.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor