Especialista revela cuidados essenciais com os cabelos no verão

Proteja seus fios do sol, cloro e sal neste verão: confira as dicas da hairstylist Fabiola Gonçalves para manter o cabelo saudável e bonito na estação

Publicado em 26/12/2024 às 9:22
Google News

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano, mas, enquanto aproveitamos o calor, os cabelos podem sofrer com os efeitos de sol, cloro e água do mar.

Esses fatores, combinados com a umidade e o calor intenso, podem causar ressecamento, frizz e quebra.

“Além disso, a exposição ao sol e o contato com o cloro da piscina ou a água salgada do mar enfraquecem a cutícula capilar, resultando em fios mais frágeis, sem brilho e sem vida. A exposição direta ao sol, além de aumentar a temperatura dos fios, pode desidratar o cabelo e causar perda de nutrientes essenciais. Isso pode alterar a pigmentação, tornando o cabelo mais opaco, e aumentar a fragilidade, causando a quebra”, revela Fabiola Gonçalves, especialista e hairstylist do Mega Studio Be Emotion.

Para evitar danos e manter os cabelos saudáveis durante a temporada, a especialista compartilha estratégias indispensáveis que envolvem proteção, hidratação e nutrição.

Reprodução/ iStock
Imagem ilustrativa de uma mulher com cabelo cacheado! - Reprodução/ iStock

1. Aposte na hidratação

Manter os fios hidratados é essencial no verão. “Utilize shampoos e condicionadores hidratantes, e não se esqueça das hidratações semanais. Além disso, o consumo de água é essencial para a hidratação de dentro para fora, garantindo fios mais saudáveis”, conta Fabiola.

2. Proteção solar para os cabelos

Assim como a pele, o cabelo também precisa de proteção solar. Produtos com proteção UV ajudam a evitar danos como ressecamento e alteração da cor. “O ressecamento e o frizz são comuns no verão, mas podem ser controlados com o uso de produtos hidratantes, como cremes e reparadores de ponta, para proteger os fios contra os danos da umidade e do calor. Produtos que contenham ingredientes como aloe vera, óleos naturais e fórmulas sem sulfato são recomendados, assim como shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes, ideais para manter a saúde capilar. Além disso, protetores solares capilares com proteção UV são indispensáveis para garantir a proteção contra os raios solares”, relata a hairstylist do Mega Studio.

Do que meu cabelo está precisando?

3. Modere o uso de ferramentas de calor

Evite lavar os cabelos diariamente e reduzir o uso de secador e chapinha em altas temperaturas. “Esses aparelhos tendem a ressecar ainda mais os fios, tornando-os mais suscetíveis à quebra. Para minimizar esses efeitos, utilize-os em temperaturas mais baixas e, sempre que possível, aplique um protetor térmico para proteger os fios do calor excessivo”, explica a especialista.

4. Alimentação para cabelos saudáveis

Uma dieta rica em nutrientes como biotina, zinco e ômega 3 fortalece os fios e os mantém hidratados. “Nutrientes como biotina, zinco, ferro e ácidos graxos ômega 3 ajudam a manter os cabelos fortes, hidratados e com brilho. Uma dieta balanceada também contribui para a vitalidade dos fios e previne a queda”, explana.

5. Invista em tratamentos regulares

Hidratações profundas, óleos naturais e máscaras reconstrutoras são essenciais no verão. “Esses cuidados são cruciais para manter os fios saudáveis e protegidos. Uma hidratação profunda, por exemplo, ajuda a repor a umidade e nutrientes dos cabelos. O uso de óleos naturais, como o de argan ou abacate, também é uma ótima alternativa para umectar e fortalecer os fios. Máscaras reconstrutoras podem restaurar a saúde do cabelo, reparando danos e evitando a quebra”, declara Fabiola Gonçalves.

6. Proteja com acessórios

Chapéus e lenços não só complementam o look como também protegem os fios da exposição solar. “Além disso, evite mergulhos prolongados em água clorada ou salgada sem a proteção capilar adequada”, finaliza.

VEJA TAMBÉM: Cinco cortes de cabelo que realçam a beleza e rejuvenescem as mulheres

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor