4 dicas para amenizar manchas e uniformizar a pele no Verão

Da prevenção aos tratamentos de clareamento, especialista da HTM Eletrônica explica quais procedimentos merecem sua atenção com altas temperaturas.

Publicado em 20/11/2024 às 12:41
Google News

O verão está se aproximando, e com ele, a exposição ao sol se torna quase inevitável, especialmente em um país tropical como o Brasil.

Apesar dos benefícios do astro-rei, como o estímulo à produção de vitamina D, a prevenção de doenças e a melhora na sensação de bem-estar, a exposição sem os devidos cuidados pode trazer sérios riscos à saúde.

Passar longos períodos sob o sol pode causar insolação, desidratação, envelhecimento precoce da pele e até mesmo câncer.

O problema mais recorrente, entretanto, é o excesso de produção de melanina causado pela exposição solar desprotegida, resultando em manchas na pele. As áreas mais afetadas são rosto, colo, ombros, braços, mãos e pernas — regiões frequentemente expostas a doses intensas de raios UV.

Embora essas manchas geralmente não tragam consequências graves, muitas pessoas se sentem desconfortáveis com o surgimento dessas marcas.

Para ajudar na prevenção e no tratamento desse incômodo, Thainara Porto, consultora clínica e comercial da HTM Eletrônica — referência em equipamentos eletromédicos e estéticos — compartilha dicas essenciais. Confira os cuidados e tratamentos que podem fazer a diferença!

Use protetor solar todos os dias

A proteção é essencial independente da época do ano. “A radiação ultravioleta age em todas as estações e provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além de manchas”, explica Thainara.

Do que meu cabelo está precisando?

A recomendação principal continua sendo a reaplicação do protetor solar. Em ambientes fechados, a proteção deve ser renovada a cada quatro horas. Já em situações de exposição direta ao sol, o intervalo deve ser reduzido para duas horas.

Além disso, é essencial reservar um momento para uma exposição solar controlada, sem o uso de protetor, para que o organismo absorva vitamina D de forma adequada.

O ideal é se expor ao sol por até 20 minutos, sempre antes das 10h da manhã, garantindo os benefícios sem comprometer a saúde da pele.

Saiba seu tipo de pele

Identificar o seu tipo de pele é fundamental para escolher o tratamento adequado. Usar produtos inadequados pode fazer com que os ativos causem efeitos indesejados, contrariando as necessidades da pele e gerando resultados insatisfatórios.

Optar pelos cosméticos certos ajuda a tratar a pele de maneira eficaz e a maximizar os resultados, respeitando suas características individuais.

Hidrate com cremes e séruns

Com a orientação de um dermatologista, cremes hidratantes e séruns podem ser aliados poderosos para reduzir manchas na pele.

A escolha desses produtos deve ser feita em conjunto com o profissional, garantindo que o tratamento seja adequado às necessidades específicas da sua pele. Dessa forma, é possível alcançar os melhores resultados para minimizar a aparência das manchas.

Tratamentos estéticos podem ser aliados importantes

Investir em tratamentos estéticos complementa os cuidados diários, proporcionando resultados mais rápidos e eficientes.

Tecnologias como a luz intensa pulsada, disponível em equipamentos como o Light Pulse, são altamente eficazes no tratamento de manchas causadas pela exposição solar.

Esse método age na despigmentação e clareamento da pele, estimulando a produção de colágeno, o que contribui para uma pele mais firme e com tom mais uniforme.

Além disso, tratamentos como o clareamento para melasma e melanoses solares podem ser realizados com a máscara de LED Face + Pescoço, presente no equipamento Fluence Maxx, proporcionando resultados visíveis e duradouros.

VEJA TAMBÉM: AUMENTE o COLÁGENO com essa DICA INFALÍVEL

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor