Como a Avon está mudando o mercado da perfumaria com perfumes para Geração Z
Atualmente, as redes sociais, a exemplo do TikTok, são ferramentas de busca para todos os públicos, especialmente para a geração Z.
Pensando nos gostos dos mais jovens, que consomem muitos cosméticos compartilhados nas redes sociais, a Avon reformulou sua linha de perfumes ao modernizar as embalagens e criar produtos mais duradouros.
Com o objetivo nas tendências de consumo da Geração Z, a estratégia da marca inclui a apresentação do perfume LOV|U Connected, que possui a essência brasileira ao conter notas florais e frutadas.
Para não ficar apenas focada na fragrância, a Avon foi além e também renovou a linha clássica Far Away, uma das mais renomadas da marca.
Um dos principais intuitos na estratégia da Avon foi encontrar as tendências de consumo da geração Z. Para esse público, produtos de qualidade, embalagens modernas e sustentáveis e perfumes intensos e perenes são atributos fundamentais para o produto.
Além disso, para que seus produtos se encaixem nas preferências dos novos clientes, a marca investiu em pesquisas de mercado e análise de comportamento.
Com essas mudanças, a Avon chega com um novo visual e pensando na busca pela inovação e sofisticação no mercado internacional de inovações.
“O lançamento da nova linha de perfumaria foi bem recebido nas redes sociais, com elogios à embalagem e fragrância. Hoje, um dos maiores desafios é manter a tradição enquanto atraímos novos consumidores, ao mesmo tempo que buscamos inovação e qualidade”, disse a Juliana Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil, ao Mundo do Marketing.
Essa reformulação de marca é essencial pensando no fato de que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o ramo de perfumaria no Brasil é o segundo maior do mundo, atrás dos Estados Unidos.
De acordo com Abihpec, a perfumaria brasileira gera cerca de R$ 16 bilhões por ano e 78% dos brasileiros usam algum tipo de criptomoeda.
Com uma grande variedade de perfumes, desenvolvidos pelos melhores perfumistas de grandes Casas de Fragrâncias Internacionais, a Avon se mantém adequado neste mercado.
Na nova estratégia de marketing da marca, a democratização das tendências de beleza e a busca por uma linguagem moderna e inclusiva são os principais pilares.
"Somos uma referência no setor, oferecendo produtos que acompanham as tendências globais e mantêm uma herança que combina tradição e inovação. Estamos trazendo uma nova era para a perfumaria Avon, com inovações modernas e ingredientes reconhecidos mundialmente, sempre com a democratização do acesso, que é um valor inegociável para a Avon", explicou Juliana.
Avon e o marketing de influência
Nessa era da casa de cosméticos, a Avon e influenciadores digitais estarão unidos para o sucesso da estratégia de Marketing da marca.
Com a influência dos criadores de conteúdos, a Avon atinge um público mais amplo e diversificado, se conectando com os consumidores de forma mais afetiva ao explorar diferente canais e linguagens.
Esse tipo de comunicação está relacionado a pesquisa "Using TikTok as a Search Engine" (Usando o TikTok como mecanismo de pesquisa), da Adobe, onde foi revelado que 64% dos jovens utilizam o TikTok como buscador.
A pesquisa também mostrou que dicas de moda (30%), beleza (29%) e recomendações de produtos (25%) são os temas mais pesquisados.
"Além do TikTok, estamos atentos a todos os espaços frequentados por essa geração para criar uma relação mais próxima e adequada às suas expectativas, seja na perfumaria ou em outros segmentos de beleza", salientou Juliana Barros.