4 cuidados de skincare essenciais para uma pele oleosa

Para combater a oleosidade, crie uma rotina de skincare adequada e evite hábitos que estimulam a produção de sebo. Veja o passo a passo da Mantecorp!

Publicado em 29/10/2024 às 10:37

Aparência brilhosa, pré-disposição para surgimento de acne e poros dilatados são apenas algumas das características das peles oleosas, e são queixas comuns entre os brasileiros na maior parte dos consultórios dermatológicos.

E, para amenizar a oleosidade, é preciso destinar esforços na criação de uma nova rotina de cuidados com a pele, contemplando não só os produtos focados no seu controle, como também os novos hábitos de prevenção no dia a dia.

Além da influência genética – que define a tendência à pele seca, oleosa ou mista -, há ainda o impacto pelos hábitos diários que intensificam ou minimizam a oleosidade.

O contato frequente com a água quente e a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (carboidratos, açúcares, gorduras), são exemplos de potencializadores da produção das glândulas sebáceas, responsável pelo aspecto oleoso. Justamente por isso, a prevenção é considerada como o primeiro passo para essa jornada de cuidados.

Porém, se mesmo com essas práticas o aspecto oleoso persiste, é necessária atenção redobrada na escolha dos ativos e na correta aplicação deles no dia a dia.

A Mantecorp Skincare, marca recomendada por 8 em cada 10 dermatologistas, destacou um passo a passo para realização do skincare em peles oleosas. Confira!

Skincare para pele oleosa? Descubra o que considerar

A composição do produto é a grande responsável pelos resultados obtidos na pele; por conta disso, ao realizar o skincare em peles oleosas, a preferência deve ser por ativos que controlem a produção de sebo e ajudem a fechar os poros, como Niacinamida, Zinco PCA, ácido salicílico entre outros.

Ainda, é preciso uma atenção especial para a ordem de aplicação, seguindo o fluxo de: limpeza - para retirar as impurezas da derme -, hidratação – fornecendo viço e umidade à pele, preparando-a para o tratamento-, tratamento – garantindo os efeitos dos ativos - e por fim proteção solar – criando uma barreira contra os raios solares.

1. Limpeza: Se despedindo das impurezas

A primeira etapa do skincare prepara a pele para receber os demais componentes que estão por vir. A limpeza retira os resíduos e impurezas acumuladas na pele ao longo do dia, como a poluição, suor, sebo, maquiagem e bactérias, permitindo a desobstrução dos poros, evitando os populares cravos e espinhas das peles oleosas.

Ainda, é recomendável fazer a limpeza duas vezes ao dia, utilizando componentes com ação seborreguladora, que controlam e mantém a produção ideal de sebo.

2. Hidratação: Reforçando a camada de proteção

Diferente do que muitas pessoas pensam, a pele oleosa necessita de hidratação, pois após a higienização, retira-se a camada natural de lipídeos, deixando a pele levemente ressecada; e, se não for hidratada, haverá um rebote com aumento da produção de sebo, gerando, na pele já oleosa, ainda mais oleosidade. Além disso, é relevante para manter a umidade da pele, e ainda apoiar na integridade da barreira cutânea.

Normalmente, pessoas com pele oleosa se adaptam melhor aos hidratantes mais leve e aquosos, que conseguem hidratar e controlar a oleosidade.

3. Tratamento: Transformando a pele

Com a pele realmente limpa e hidratada, a etapa de tratamento abrange produtos com ação específica, indo além camada superficial da pele. Aqui, é comum encontrarmos os ácidos e outros ativos com atuação específica para determinados aspectos enfrentados.

Nesse passo, é preciso entender qual tratamento a pele em questão necessita, por mais que ela seja oleosa, há grande incidência de espinhas? E quanto aos cravos? São algumas das perguntas norteadoras para guiar a escolha dos produtos a serem usados.

4. Proteção Solar: Garantindo a defesa contra os raios solares

A última etapa de toda rotina de skincare deve ser a proteção solar, que garantirá a proteção da pele contra a radiação ultravioleta, o infravermelho A e a luz visível.

Para peles oleosas, a necessidade de aplicação do protetor é a mesma, mas para evitar o aspecto brilhoso recomenda-se o uso protetores com textura leve e efeito anti-oleosidade.

Confira produtos para cada etapa do Skincare

1. Limpeza: Gel De Limpeza Glycare Control

Para integrar a primeira etapa do skincare, o Gel de Limpeza Glycare Control apresenta ação altamente eficaz na remoção de resíduos e impurezas, além de controlar a oleosidade, acalmar e hidratar a pele e possuir efeito antipoluição e estímulo à renovação celular, contribuindo para saúde e revigoração da pele.

2. Hidratação: Hidratante Fortalecedor Epidrat Hyalu com 50ml

O Hidratante Epidrat Hyalu é recomendado para todos os tipos de pele, porém vale ressaltar que por sua textura aquosa com rápida absorção o Epidrat Hyalu possui excelente performance em peles mais oleosas.

3. Tratamento: Ivy C Aox Gel Rejuvenescedor Facial Com 30g

O Ivy C Aox Gel contém em sua formulação vitamina C nanoencapsulada, nanoesferas de Retinol e ácido hialurônico, que atuam na renovação celular, controle da oleosidade, uniformização do tom da pele e hidratação, características muito interessantes para ser adjuvante no tratamento de peles oleosas e acnéicas.

4. Protetor Solar Episol Antiacne FPS 30

Além da proteção solar, o Episol Antiacne FPS 30 possui ativos que atuam no controle da oleosidade por 12 horas, combatendo o aparecimento da acne.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor