Peptídeos: a nova tendência para tratar e recuperar os cabelos

Os peptídeos, já famosos na skincare, agora prometem revolucionar a recuperação capilar, fortalecendo os fios e blindando-os contra danos externos.

Publicado em 22/10/2024 às 8:05

Os peptídeos, reconhecidos por seus resultados notáveis na revitalização e reparação da pele, despontam como uma nova promessa no mercado de beleza: a recuperação capilar. Formados por aminoácidos, atuam diretamente na estrutura mais interna do cabelo, proporcionando maior força e resistência.

“Esses produtos com peptídeos se encaixam na categoria dos reconstrutores, dessa forma, tendem a blindar mais os fios das agressões externas, repor suas proteínas e deixá-los mais resistentes”, esclarece Dra. Luciana Passoni, médica referência em ciência capilar e CEO da Passoni Clinic.

Os peptídeos vem sendo muito utilizados no rosto para produção de colágeno e, segundo a Dra. Luciana, essa característica também pode ajudar os fios, pois da mesma forma que influenciam o colágeno para a elasticidade da pele, os peptídeos também influenciam o colágeno na região capilar e é daí que também vem seu poder de fortalecimento, já que o colágeno está relacionado a formação de queratina que é a principal proteína que compõe o cabelo.

Uma opção para entrar nessa tendência são os produtos da Magic Beauty, marca profissional de produtos capilares, que acaba de lançar a linha Future Recovery.

Composto por cinco itens, que vão de shampoo a bálsamo anti-danos, o tratamento é desenvolvido com a tecnologia exclusiva do Peptidic Bonding Complex (PBC), garantindo a recuperação imediata dos danos capilares.

“O grande diferencial do PBC está na sua capacidade de penetrar até o coração da fibra capilar, onde age a nível molecular para reverter os danos mais severos, além de atuar também na camada mais externa dos fios – a cutícula –, reparando os danos superficiais e criando uma barreira protetora”, explica Amanda Piquet, fundadora e diretora de marketing da Magic Beauty.

A combinação de ação instantânea e tratamento de longo prazo dos peptídeos oferece resultados visíveis desde a primeira aplicação, fortalecendo o cabelo de dentro para fora e deixando-o mais sedoso e maleável — um diferencial em relação às linhas de reconstrução tradicionais.

“Esse complexo peptídico restaura as pontes intra-proteicas capilares, que são responsáveis pela integridade dos fios, auxiliando as que estão danificadas e também formando novas, assim aumenta a resistência dos cabelos em até seis vezes e reduz a queda por quebra capilar em 84%,”, afirma Piquet.

Dessa forma, também auxiliam no processo de crescimento capilar. “Sua ajuda no crescimento vem por conta do fortalecimento dos fios, com menos quebra, os cabelos conseguem crescer mais fortes e saudáveis”, pontua Luciana.

A médica também ensina que todos os tipos de cabelos podem usar e se beneficiar de produtos com peptídeos, a diferença está na frequência de uso.

Ela orienta que os fios mais sensibilizados, como os cabelos descoloridos e alisados, podem usar todos os dias com aplicação de máscara capilar duas vezes na semana e para os demais cabelos é mais recomendado incluir na rotina com uso uma vez por semana para não pesar os fios.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor