Como evitar o encolhimento em cabelos cacheados e crespos?

Com algumas dicas, você pode evitar o encolhimento dos fios e manter aquela aparência deslumbrante que só os um cabelos encaracolados tem.

Publicado em 06/09/2024 às 15:52

Cabelos cacheados e crespos tendem a diminuir de tamanho com o passar dos anos, afetando a beleza e o comprimento dos fios.

Isso acontece por causa da curvatura dos fios, já que cabelos crespos e cacheados possuem fios encaracolados, em formato de espiral.

Um dos motivos para o encolhimento do cabelo é a secagem dele. Quando lavamos, os fios se alongam ao absorver a água. No entanto, ao secar o cabelo, os fios voltam à sua forma natural. 

Outro fator que é fundamental para o encolhimento dos fios é a forma de como o cabelo é finalizado. No entanto, existem truques que evitam o encolhimento de cabelos crespos e cacheados, o que ajuda na valorização dos fios encaracolados.

Hidratação

Hidratação é o ponto fundamental para manter qualquer tipo de cabelo impecável. Portanto, utilizar máscaras e condicionadores que penetrem profundamente nos fios ajuda na elasticidade dos fios, evitando o encolhimento deles.

Técnica de alongamento

Técnicas como fitagem, twist out e bantu knots são excelentes aliadas para quem busca cachos mais definidos e alongados.

Ao separar os cabelos em pequenas mechas e torcê-las, essas técnicas ajudam a esticar os fios durante a secagem, reduzindo o encolhimento e proporcionando um visual mais alongado.

Uso de secador

Para deixar os fios do cabelo mais longos, uma boa alternativa é usar o secador na finalização, já que o calor do equipamento contribui no alongamento da curvatura.

Uma dica: usar um difusor melhora nos resultados, além de que ajuda na manutenção da forma dos cachos e distribui o calor de maneira uniforme.

Uso de óleos

Para controlar o encolhimento dos cachos, utilize óleos e cremes de pentear ricos em manteiga de karité ou óleo de coco.

Esses produtos formam uma barreira protetora nos fios, selando a umidade e evitando que os cachos encolham excessivamente.

Tags

Autor