Alho cru para espinhas: É melhor comer ou aplicar na pele?
O alho se tornou um dos ingredientes queridinhos no mundo dos cuidados com a pele, mas você sabe como usar corretamente? Confira seus benefícios!
Sabemos que o alho é um dos ingredientes mais utilizados na culinária, mas você sabia que ele também pode ser um ótimo aliado para sua pele?
Especialmente para pessoas que sofrem com acne, o tempero pode atuar na limpeza de poros e ainda na diminuição de cravos e espinhas. Seu uso indevido pode ser agressivo para pele, portanto, é importante entender como utilizar corretamente esse ingrediente.
Alho para espinhas: Quais são os benefícios?
O alho é composto por propriedades capazes de desobstruir os poros, diminuir significativamente a produção de sebo atuar como anti-inflamatório.
Em entrevista ao Healthshots, o dermatologista Raina N. Nahar explica melhor: “Suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam a reduzir a vermelhidão e o inchaço associados à acne, enquanto sua capacidade de promover a cura da pele pode ajudar a atenuar cicatrizes de acne”.
Apesar dos seus benefícios, é preciso ter um cuidado redobrado ao utilizar o alho na pele, levando em consideração que sua forma concentrada pode ser prejudicial.
De acordo com um estudo publicado no Avicenna Journal of Phyomedicine, esse tempero especial é composto por substâncias que podem impedir a proliferação de fungos e bactérias, o que o torna uma opção excelente para os cuidados com a pele.
Outra pesquisa, dessa vez publicada na Food Science & Nutrition, revelou que o alho é considerado um grande ativo antimicrobiano. A alicina, presente na sua composição, ajuda a combater a principal bactéria causadora de acne, a Streptococcus epidermidis.
Do que meu cabelo está precisando?
Como utilizar?
Segundo especialistas, a melhor forma de garantir os benefícios do ingrediente e evitar danos para pele é através da diluição do alho.
“Você pode esmagar dois dentes de alho e misturar o suco com mel ou leite para criar uma pasta fina, que pode então ser aplicada como uma camada no seu rosto, evitando áreas sensíveis como os olhos e a boca. Deixe agir por 15-20 minutos antes de enxaguar”, afirma Nahar.
Outra opção caseira pode ser a mistura do mel ou babosa com o alho:
“Esmague dois dentes de alho e misture o suco com mel ou gel de aloe vera para fazer um tratamento suave local. Aplique a mistura diretamente nas espinhas, deixando agir por 15-20 minutos antes de enxaguar. Este método ajuda a reduzir a inflamação e prevenir cicatrizes enquanto trata espinhas ativas”
O ideal é utilizar apenas dois dentes de alho na mistura. O seu consumo cru não possui benefícios compravados, portanto, foque no seu uso tópico de maneira correta.
Efeitos colaterais
Existem alguns efeitos adversos do uso do alho na pele, como:
- Dermatite de contato irritante, de contato alérgico, de contato proteica ou ainda a reação geral alérgia a proteínas presentes no ingrediente.
Se não diluído corretamente, o ingrediente pode causar queimaduras ou manchas, devido sua ação cáustica.
Saiba mais sobre a importância dos cuidados com a pele
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”