Unhas fracas e quebradiças: confira 6 dicas simples para fortalecer suas unhas

Quer unhas mais fortes e saudáveis? Confira dicas simples para fortalecer suas unhas no dia a dia. Esses hábitos e cuidados fazem a diferença.

Publicado em 25/08/2024 às 13:10

Cuidar das unhas vai além da estética, pois elas podem refletir o estado geral da saúde do corpo.

Unhas fracas e quebradiças são um problema comum e podem ser provocadas por vários fatores, como deficiência de nutrientes, exposição frequente a produtos químicos ou até mesmo hábitos diários prejudiciais.

Para melhorar a saúde das suas unhas, é possível adotar algumas mudanças simples e eficazes. São dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença na saúde das suas unhas.

Incorporar esses cuidados à sua rotina pode ajudar a fortalecer as unhas e evitar problemas como a quebra e a descamação.

LEIA TAMBÉM: Unhas em gel são seguras? Confira 6 dicas para se proteger dos riscos

6 Dicas de cuidados com as unhas

1. Mantenha as unhas hidratadas

Assim como a pele, as unhas precisam de hidratação para se manterem fortes. Aplicar um hidratante específico para unhas ou um óleo, como o de amêndoas ou coco, pode ajudar a manter a flexibilidade e prevenir que as unhas se quebrem com facilidade.

Lembre-se de hidratar as cutículas também, pois elas protegem a base das unhas.

2. Cuide da alimentação

A saúde das unhas está diretamente ligada à dieta. Consuma alimentos ricos em biotina, como ovos, nozes e peixes, que ajudam a fortalecer as unhas.

Zinco, ferro e vitaminas A e C também são importantes para manter as unhas fortes e saudáveis. Se necessário, consulte um profissional de saúde para avaliar a necessidade de suplementos.

3. Evite a exposição a produtos químicos

Produtos de limpeza e outros produtos químicos podem enfraquecer as unhas. Sempre que possível, use luvas ao manusear esses produtos.

Também é importante evitar removedores de esmalte à base de acetona, que podem ressecar e enfraquecer as unhas. Opte por removedores mais suaves e esmaltes fortalecedores.

4. Dê um tempo para as unhas

O uso constante de esmalte e unhas postiças pode prejudicar a saúde das unhas naturais.

Tente dar intervalos regulares para que suas unhas respirem e se recuperem. Durante esses períodos, cuide das unhas com hidratantes e fortalecedores.

5. Mantenha as unhas cortadas e lixadas

Unhas muito longas têm mais chances de quebrar. Mantenha-as em um comprimento que seja prático para o seu dia a dia.

Lixar as unhas regularmente também ajuda a evitar que elas se quebrem. Lembre-se de usar uma lixa de boa qualidade e lixar suavemente, sempre em uma única direção.

6. Evite roer as unhas

Esse hábito pode causar rachaduras, lascamento e desgaste, que, juntos, aumentam o risco de fraturas irreversíveis nas unhas.

O contato frequente com a saliva também pode levar a infecções secundárias, devido à presença de bactérias na boca. Para permitir que as unhas cresçam de forma saudável e forte, é importante abandonar o hábito de roê-las.

VEJA TAMBÉM: Cabelo caindo? Saiba o que pode ser!

Atenção! 

Lembre-se de que, se as unhas continuarem fracas apesar dos cuidados, pode ser um sinal de que algo mais está acontecendo no seu corpo, e vale a pena consultar um dermatologista.

Tags

Autor