Por que minha maquiagem craquela? Entenda motivo e veja como resolver

A pele perfeita começa com uma base bem feita. Entenda o que causa o craquelamento da maquiagem e como evitar esse efeito indesejado.

Publicado em 22/08/2024 às 12:57

Nada pior do que estar com o look todo pronto, fazer uma maquiagem e de repente um desastre acontecer: sua make craquelar.

Aquela sensação de que a pele está com aspecto seco e as linhas de expressão ficam mais evidentes, pode ser uma das piores inimigas das apaixonadas pelo mundo da beleza.

Por que a maquiagem craquela?

Esse efeito pode ser causado por diversos fatores, mas os principais são: 

1. Pele seca

A falta de hidratação é um dos principais vilões. A pele seca absorve a umidade da maquiagem, fazendo com que ela seque e rache.

Do que meu cabelo está precisando?

2. Produtos inadequados

A utilização de produtos com textura pesada ou que não são compatíveis com o seu tipo de pele pode causar o craquelamento.

3. Excesso de produto

Aplicar uma quantidade excessiva de base ou pó pode acabar destruindo todo o seu trabalho durante o look e acabar com o efeito craquelado.

Como evitar isso?

Primeiro, tenha em mente que uma pele hidratada corretamente, raramente te deixará na mão. Use um hidratante facial adequado ao seu tipo de pele diariamente.

Produtos que tenham textura leve e oil-free, são especialmente melhores para quem possui pele oleosa ou mista. 

Antes de aplicar a maquiagem, lave o rosto com um sabonete suave, use um tônico para fechar os poros e também um primer para ajudar a fixar a craquelamento.

Comece com uma pequena quantidade de base e vá adicionando mais conforme necessário, além de utilizar o pó translúcido. 

O que fazer se a maquiagem já estiver craquelada?

Se sua maquiagem já estiver craquelada, o ideal é, infelizmente, retirar e recomeçar. Você pode usar um demaquilante bifásico para remover a maquiagem à prova d'água.

Saiba mais sobre a importância dos cuidados com a pele

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor