Por que considerar o uso de óleo de coco para combater a pele seca? Especialista revela
Este ingrediente pode ser a solução para o ressecamento e outros problemas relacionados à cútis.
Os truques caseiros não são novidades no mundo da beleza, que geralmente utilizam ingredientes que já estamos acostumados a utilizar, muitas vezes na cozinha, com o objetivo de alcançar a pele dos sonhos.
Apesar do óleo de coco não ser a primeira coisa que nos vem à mente ao procurarmos uma solução para o ressecamento cutâneo, na verdade, ele é o herói que você estava buscando.
Benefícios do óleo de coco
O óleo de coco é conhecido por suas inúmeras vantagens para a saúde e, como hidratante natural, está repleto de componentes nutritivos que podem revitalizar sua pele.
Ao Times Now, a dermatologista Meera Adhikari, explicou o motivo da fama do ingrediente: "O óleo de coco pode hidratar eficazmente a pele e fortalecer sua barreira defensiva natural, ajudando-a a reter a umidade".
Cabelo Caindo? Saiba Que Pode Ser Por Isso A Queda De Cabelo
Por que optar pelo óleo de coco?
Pesquisas indicam que esse óleo natural é predominantemente composto por ácidos graxos, como ácido láurico, ácido mirístico e ácido linoleico.
Com isso, oferece diversas vantagens quando incorporado a rotinas culinárias, cuidados capilares e cuidados com a pele.
"O óleo de coco é benéfico para hidratar a pele seca, reduzir a inflamação causada pelos raios UVB, promover a cicatrização de feridas e possuir propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais", revelou a Meera.
Outras vantagens
A especialista explica que as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do óleo de coco auxiliam:
- Função de barreira da pele;
- Cicatrização de feridas;
- Ppreenchem os poros para manter a pele macia.
- Além disso, seu conteúdo de vitamina E promove o crescimento celular e previne rachaduras na pele.
Ela ainda acrescentou: "Estudos demonstraram a capacidade do óleo de coco de melhorar a hidratação da pele, tratar eczema, prevenir e tratar erupções cutâneas, melhorar a função da barreira cutânea e possuir propriedades antiinflamatórias e antibacterianas".
Como utilizar o óleo de coco para obter o máximo de benefícios?
Para aproveitar ao máximo os benefícios hidratantes do óleo de coco para a pele, comece aquecendo levemente o óleo, o que facilita a aplicação. Veja o passo a passo:
- Use apenas uma pequena quantidade para começar - isso garante que sua pele possa absorver o óleo de maneira eficaz, sem deixar resíduos pesados.
- Aplique diretamente na pele e use movimentos circulares suaves para massagear.
Essa técnica não só ajuda o óleo a penetrar mais profundamente na pele, mas também estimula a circulação e promove uma tez mais jovem e radiante.
Entretanto, a dermatologista alerta: "Usar óleo de coco diariamente no verão pode causar erupções cutâneas e vermelhidão, e pessoas com pele sensível podem apresentar alergia ou irritação. Além disso, pode causar acne em indivíduos com pele oleosa".
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”