BBB ainda é dos mutirões: Guilherme venceria com voto único
Apesar de liderar no voto único, Guilherme perdeu para Renata no BBB 25; resultado reforça o peso dos mutirões nas decisões finais

Clique aqui e escute a matéria
Se o resultado da final do Big Brother Brasil (BBB 25) fosse decidido apenas pelo voto único, Guilherme seria o grande campeão. A força dos mutirões organizados por torcidas nas redes sociais garantiu a vitória de Renata, que levou o prêmio milionário com 51,90% da média total de votos.
A diferença entre os modelos de votação reacendeu o debate sobre o impacto do “voto de torcida” nas decisões do reality show.
A Globo divulgou os percentuais finais após o anúncio, revelando o contraste entre as duas modalidades de escolha — e como o resultado teria sido outro caso o sistema priorizasse apenas um voto por CPF.
No voto único:
- Guilherme: 51,4%;
- Renata: 42,38%;
- João Pedro: 6,22%.
No voto da torcida:
- Renata: 61,41%;
- Guilherme: 35,37%;
- João Pedro: 3,22%
O que pesou ao pernambucano nesta final foi a média das duas modalidades:
- Renata: 51,9%
- Guilherme: 43,38%
- João Pedro: 4,72%
Guilherme descobriu que ganhou no voto único
No Bate-Papo BBB exibido ao final do programa, apresentado por Gil do Vigor e Ceci Ribeiro, Guilherme descobriu que se o sistema de votação fosse diferente, ele teria sido o ganhador do BBB 25.
Apesar da vantagem obtida nesse formato específico, o formato do BBB considerou a média geral dos votos, somando todas as participações por CPF.
Ao ouvir o resultado, Guilherme não escondeu o impacto da descoberta. "Muito forte", comentou, referindo-se à torcida de Renata, que garantiu a ela o primeiro lugar.
João Pedro e Guilherme veem o resultado detalhado da votação, entre voto único e da torcida #BatePapoBBB #BBB25 pic.twitter.com/VG99EwWJcy
— gshow (@gshow) April 23, 2025
Mudança no modelo de voto
Desde o BBB 24, acontecem duas modalidades de votos: o Voto Único e o Voto da Torcida. No Voto Único, cada pessoa pode votar apenas uma vez e a votação é auditada por CPF. No Voto da Torcida, os fãs podem votar quantas vezes quiserem no Gshow.
O resultado é uma média dos dois votos, com cada um tendo o mesmo peso de 50% da média final. Assim como aconteceu em outras votações na temporada, o resultado do voto por CPF divergiu da média de votos na grande final.