Fraude na votação do BBB 25? Globo revela a verdade

A polêmica surgiu após a eliminação de Aline Patriarca com 51,43% dos votos, em um paredão que teria registrado cerca de 200 milhões de interações

Publicado em 30/03/2025 às 21:00
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Após a repercussão de denúncias sobre possível fraude na votação do BBB 25, a TV Globo se manifestou negando qualquer irregularidade no processo. A polêmica surgiu após a eliminação de Aline Patriarca com 51,43% dos votos, em um paredão que teria registrado cerca de 200 milhões de interações, levantando suspeitas entre os internautas.

Nas redes sociais, vídeos divulgados por perfis no X (antigo Twitter) sugeriram que aplicativos automatizados, como o programa "Auto BBB", estariam sendo utilizados para inflar a votação. De acordo com essas postagens, a ferramenta teria sido compartilhada via Telegram por apoiadores de Renata para favorecer determinados participantes.

Globo se prenuncia

Em nota enviada ao Estadão, a Globo afirmou que seu sistema de votação é seguro e não há indícios de que votos realizados por robôs tenham impactado o resultado dos paredões. A emissora destacou que investe constantemente em suas plataformas e conta com uma equipe especializada em segurança cibernética.

A Globo também informou que a votação do reality show é monitorada de forma permanente, utilizando inteligência artificial e aprendizado de máquina para identificar e bloquear possíveis tentativas de manipulação. Além disso, a emissora ressaltou que seu sistema de segurança é certificado por uma auditoria externa independente e inclui mecanismos como o captcha para evitar fraudes.

Confira a nota oficial na íntegra:

"Fazemos investimentos constantes em nossas plataformas e podemos assegurar que não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as votações de paredão do BBB. Contamos com uma equipe altamente especializada em segurança cibernética e nossa plataforma de votação tem sua segurança certificada por uma auditoria externa independente. Monitoramos constantemente as curvas de votação para identificar e mitigar quaisquer riscos de interferência no sistema, através de algoritmos que acompanham o processo de votação permanentemente, a fim de rastrear comportamentos não-humanos. Utilizamos diferentes mecanismos para garantir a segurança da votação, dentre eles, o captcha. Além dele, há outras camadas de segurança no nosso sistema, que inclusive se apoiam em recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capazes de rapidamente identificar um robô e neutralizá-lo."

 

 

Tags

Autor