O sucesso do BBB está ligado à sua capacidade de inovação
O Big Brother Brasil 2025, reality show transmitido pela TV Globo, teve a sua grande estreia na noite da última segunda-feira (13)!
Na noite da última segunda-feira, 13 de janeiro, aconteceu a grande estreia do Big Brother Brasil 2025.
Para esta temporada, o programa apresenta novidades em sua dinâmica: os participantes entram na casa mais vigiada do Brasil em duplas, compostas por familiares, amigos ou casais.
Sucesso do Big Brother Brasil
Os famosos reality shows continuam a se consolidar como um dos formatos de entretenimento mais populares, tanto na televisão quanto nas plataformas de streaming, mantendo sua relevância e atração junto ao público.
Segundo Felipe Lopes, professor da disciplina "Reality Show: Formato e Produção" no curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, o sucesso desse gênero está na combinação única entre narrativa ficcional e a autenticidade dos participantes.
"O reality show potencializa a relação de projeção e identificação do público, já que qualquer pessoa pode se imaginar como protagonista, sem precisar ser ator ou atriz", explica Lopes.
O Brasil é destaque global no consumo desse formato. O "Big Brother Brasil" (BBB), por exemplo, entrou para o Guinness Book em 2020, ao registrar 1,5 bilhão de votos em um único paredão, marca inédita no gênero.
A popularidade se reflete também na aposta em novos projetos. A Globoplay anunciou, durante a CCXP ano passado, um reality sobre relações trisais, com apresentação da atriz Deborah Secco.
Capacidade de inovação
Para Felipe Lopes, que também pesquisou narrativas de reality shows no Brasil e nos EUA para a sua dissertação de mestrado, a longevidade do formato está ligada à sua capacidade de inovação.
"O reality show é um gênero que se adapta por meio de novos formatos. Ao longo de quase três décadas, vimos o surgimento de programas inéditos e a reinvenção de clássicos, como o Big Brother Brasil", explicou.
Entre as estratégias que chamam a atenção do público, estão a inclusão das duplas no BBB, de participantes famosos ou as dinâmicas inovadoras nos jogos, e o impacto das redes sociais, que amplificam a audiência.
"As redes não apenas reforçam a interação com o público, mas também dão protagonismo aos perfis dos próprios participantes, aumentando o engajamento. Essas novidades criam a expectativa de algo inédito e nos fazem acompanhar a próxima edição", diz Lopes.
Com uma fórmula que combina autenticidade, inovação e interação digital, os reality shows continuam a dominar o entretenimento no Brasil, mostrando que a velha estrutura pode sempre ganhar novos contornos.
BONINHO choca ao revelar lista de quem JAMAIS VAI ENTRAR no BBB