Racismo estrutural BBB: O que é racismo estrutural? Entenda termo usado em pedido de desculpa de Wanessa Camargo
Saiba significado termo "Racismo Estrutural"
Após dias de silêncio sobre os incidentes envolvendo Davi no Big Brother Brasil 24, na noite da última terça-feira (12), Wanessa Camargo se pronunciou, postando um vídeo no qual se desculpou com o participante baiano. Em suas declarações, a cantora reconheceu sua responsabilidade, admitindo ter perpetuado o racismo estrutural.
“Eu não tenho medo de me olhar no espelho, de me reconhecer, aprender e por isso eu estou aqui, porque hoje eu entendo que algumas das minhas falas e comportamentos dentro da casa do BBB, em relação ao Davi, se enquadram no racismo estrutural, que está enraizado na nossa sociedade e dentro de nós, pessoas privilegiadas”. Assista o vídeo completo:
RASCISMO ESTRUTURAL BBB: O QUE É RACISMO ESTRUTURAL?
O termo utilizado por Wanasse geral grande dúvida enetre alguns cidadãos que não tem conhecimento do que é o racismo estrutural. Nesta matéria iremos explicar.
O racismo estrutural refere-se à presença consolidada de preconceito e discriminação racial na estrutura da sociedade, favorecendo uma raça ou etnia em detrimento de outras. Vai além do crime de racismo, abrangendo o funcionamento geral da sociedade.
Naiara Leite, coordenadora executiva do Instituto Odara, explica que "o racismo estrutural organiza a forma como o Estado e a sociedade, em suas diferentes esferas, organizam as relações de poder, com base no reforço e manutenção das múltiplas discriminações pela preservação dos privilégios da branquitude patriarcal”.
Segundo o professor e confluente Rafael Silva, o racismo é uma das consequências mais evidentes da estrutura social sobre a qual a sociedade brasileira foi edificada.
“Ele é a regra e perpassa todo o inconsciente coletivo: é possível observá-lo nas relações pessoais, nas políticas públicas, nas desigualdades econômicas etc. Essa onipresença é o que eu chamo de racismo estrutural, a vida ‘normal’ e cotidiana em todos os seus sentidos é atravessada pela questão racial”, afirma.